sábado, 1 de março de 2008

Fraturas do Colo Femoral por Esforço

Fraturas do Colo Femoral não são exclusivas de idosos portadores de osteoporose, pois podem acometer indivíduos jovens durante atividades físicas extenuantes. Fraturas do Colo Femoral por Esforço ou por Stress surge porque sobre o colo do fêmur durante o exercício extenuante aparece uma pressão que excede 3-5 vezes o peso corporal durante uma corrida.

Se os músculos locais estão fadigados, a tensão é concentrada na parte superior do colo femoral, predispondo o individuo à ocorrência de fraturas discreta, sem um trauma definido.

A fadiga muscular há muito tem sido implicada como um fator importante na origem das fraturas de esforço, ou de stress esportivo. A fadiga secundária aos exercícios de repetição pode reduzir a capacidade de absorção do impacto pelo osso, transmitindo esta força na forma de compressão no colo femoral. Sugere o diagnóstico de Fraturas do Colo Femoral por Esforço quando um atleta ou praticante de atividade física tem uma queixa de dor crônica na região da virilha ou no quadril durante a deambulação, sem lembrar de um trauma forte.

Nas mulheres, é importante perguntar sobre o ciclo menstrual, uma vez que longos períodos de amenorréia em geral estão associados a decréscimo dos níveis de estrogênios. E a falta de estrogênio resulta em redução da massa óssea. A tríade clássica da mulher atleta (amenorréia, osteoporose e distúrbio do apetite) são bastante comuns.

A maioria dos atletas com Fraturas do Colo Femoral por Esforço relatam dor com início há 2-3 semanas, que em geral correspondem a uma alteração recente no treinamento (p.ex.:corredores que modificaram a distância percorrida, ou trocam o tênis, ou a velocidade, ou o terreno do percurso, etc...). Deve-se questionar sobre a ocorrência de quadros similares no passado.

A presença de dor à palpação profunda do quadril pode chamar a atenção ou com o dedo no local da dor fazer todos os movimentos flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa do membro afetado.

A Ressonância Nuclear Magnética evidência uma linha de fratura cortical circundada por uma intensa zona de edema na cavidade medular. O objetivo do tratamento como um todo é facilitar a cicatrização, prevenir complicações e permitir o retorno às atividades habituais, o que pode ser feito modificando-se os fatores de risco e realizando exercícios com cargas de esforço progressivas.

Pacientes com Fraturas do Colo Femoral por Esforço desalinhadas ou desestabilizadas devem ser encaminhados para fixação cirúrgica. K.Logan, ortopedista infantil do Hospital de Connecticut , USA, chama a atenção que essas fraturas de fêmur de esforço também podem ocorrer em atletas adolescentes com dor na virilha.

Fonte : Pediatr Ann. 2007 Nov;36(11):738-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário