
O problema geralmente não causa dor. Assim, os doentes só procuram o médico depois da primeira fratura. Um sinal de que a doença está em um estágio avançado. A osteoporose deixa os ossos como uma colméia que aos poucos tem suas paredes corroídas, tornado-se esburacadas, frágeis e quebradiças. Devido a complicações decorrentes de fraturas e provocadas pela imobilidade, estima-se que cerca de 12% dos pacientes morrem no primeiro ano após terem sofrido uma queda.
Mal também afeta os homens
Os homens também devem ficar atentos à saúde dos ossos, pois estão vulneráveis ao mal, que se desenvolve de forma semelhante, porém anos mais tarde. Dados do Ministério da Saúde indicam que um em cada oito homens no Brasil tem o problema depois dos 65 anos. Isso ocorre porque os hormônios masculinos, como a testosterona, que, entre outras coisas, barra o desgaste ósseo, tem suas taxas reduzidas como o avançar da idade, e não bruscamente como ocorre com as mulheres na menopausa. Fumo e álcool em excesso, também são culpados pela osteoporose masculina.
Entenda o intricado processo por trás da produção óssea e como a osteoporose lesa esse mecanismo
O osso sofre microlesões a todo o instante. Elas estimulam células chamadas de osteoblastos a secretarem uma substância o rank ligante, que transforma os pré-osteoclastos em osteoclastos, uma outra categoria celular.
Os osteoclastos produzem enzimas e outras moléculas que desgastam a matriz óssea liberando cálcio para a corrente sanguínea. É a reabsorção óssea.
A reabsorção leva os osteoblastos a expelirem a osteoprotegerina, uma substância que bloqueia o rank ligante. Isso desestimula o trabalho dos osteoclastos. Na mesma hora os osteoblastos começam a produzir proteínas, como colágeno, para preencher os buraquinhos detonados pelos osteoclastos.
As proteínas formadas em todo esse processo são ávidas pelo cálcio presente no sangue, o que facilita a precipitação dos cristais do mineral. Daí, o osso começa a se calcificar.
Prevenção
Fazer exercícios físicos regularmente. Atividades esportivas aeróbicas são as mais recomendadas.
Dieta com alimentos ricos em cálcio - como leite e derivados; verduras, como brócolis e repolho, camarão, salmão e ostra.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário