domingo, 12 de outubro de 2008

Condicionamento Cardiorespiratório vs Sintomas de Depressão


Um estudo muito interessante realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia – EUA investigou e acompanhou durante 12 anos um grupo de mais de 11.000 homens e 3.000 mulheres em uma tentativa de verificar se níveis moderados e altos de condicionamento cardiorespiratório teriam alguma relação com baixa probabilidade de desenvolverem algum sintoma de depressão.

Após todos os ajustes adequados para cada idade, aplicação e re-aplicação de todos os testes necessários, os pesquisadores constataram que:

Em uma comparação com indivíduos de baixo condicionamento cardiovascular, homens e mulheres com níveis moderados de condicionamento cardiorespiratório têm 31% a menos de chance de desenvolverem algum sintoma de depressão. A mesma comparação foi feita com indivíduos com alto nível de condicionamento cardiorespiratório, e as chances de tais indivíduos apresentarem algum sintoma de depressão são 51% menor.

Conclusão

Independente de qualquer outro fator de risco clínico predito, um nível moderado ou alto de condicionamento cardiorespiratório está relacionado com um baixo risco de incidência de qualquer sintoma depressivo.


J Psychiatr Res. 2008 Oct 7. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário