domingo, 19 de outubro de 2008

A famosa "ENXAQUECA"

Muitas pessoas já se depararam ou, literalmente, convivem com uma dor muito incômoda na região da cabeça, na região próxima aos olhos e por aí vai...

Segundo estimativas da Academia Brasileira de Neurologia, a enxaqueca atinge cerca de 18% da população do País.

Essa doença provoca alterações químicas no cérebro que tornarão esse órgão mais sensível a uma série de fatores internos e externos, que acabam por desencadear as crises de dor de cabeça típicas dessa doença.

Entre os fatores externos destacam-se os excessos de luminosidade, determinados alimentos (álcool, chocolate, condimentos e derivados do leite), odores e esforço visual.

Como exemplos de fatores internos, temos as emoções (tanto negativas quanto positivas), a menstruação e as variações do ciclo do sono (privação ou excesso do sono), tão freqüentes hoje em dia nas crianças e adolescentes.

Sintomas: dor breve e pulsante

Os principais sintomas são dores concentradas em um lado da cabeça, náuseas, vômitos, palidez e maior sensibilidade à luz e barulho. É uma dor que pulsa, lateja e piora com o esforço físico.

O que fazer?

Devemos, sempre que possível, “olharmos” para nosso corpo de uma forma íntegra, detectando qual a possível causa dessa tal dor de cabeça.

A procura por um médico ou um bom bate papo com quem sofre desse mesmo mal, é sempre uma boa opção, assim como a realização de algo que lhe traga muito prazer. Faça um teste, é uma experiência fantástica, eu confesso.

Fonte: agência usp de notícias
www.enxaqueca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário