segunda-feira, 9 de março de 2009

Avaliação Do Risco De Lesão Em Gestantes Em Atividades Cotidianas


É recomendado que as gestantes pratiquem atividade física, porém não há dados disponíveis que indiquem o risco da perda do bebê associado com o nível do exercício praticado.


Em busca dessa quantificação, pesquisadores do Centro de Lesões Biomecânicas nos Estados Unidos avaliaram o risco dessa perda através de uma simulação de exercícios utilizando um modelo – validado - computadorizado baseado em simular e calcular níveis de exercícios para gestantes de 30 semanas.


Para a simulação, mulheres não-gestantes foram recrutadas nesse estudo e desempenharam 6 atividades distintas; Sentar normalmente na cadeira, Caminhar, Correr, Polichinelo, Salto Vertical (máximo), Pular de um step de 20cm.


Com a análise dos dados foi possível descobrir que o risco médio de perda do bebê entre essas atividades foi baixo (4%), sendo que o menor risco encontrado foi na caminhada (3,1%) e o maior na corrida (18,8%).


Foi concluído então que existe um risco de perda do bebê em atividades de alto impacto, porém, nas atividades de baixo impacto o risco é extremamente baixo ou até nulo.


Fonte: Biomed Sci Instrum. 2008;44:183-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário