
Devido a resultados inconstantes em pesquisas relacionadas a programas de treinamento de estabilização em decorrência da variação de métodos usados nesses experimentos, cientistas britânicos resolveram avaliar a eficácia de um programa de estabilização integrado em pacientes com dor lombar.
Tal programa contou com uma progressão de exercícios que começa com o trabalho isolado dos músculos estabilizadores, passando para exercícios mais complexos com a utilização simultânea e coordenada de dois ou mais músculos estabilizadores.
57 sujeitos divididos em 2 grupos: grupo controle e grupo de intervenção, participaram do estudo. Sendo que o grupo controle não participou de nenhum exercício específico para estabilização e o grupo de intervenção participou, durante 6 semanas, de um programa de treinamento de estabilização de 3 estágios de maneira individualizada.
No primeiro estágio a ênfase foi dada em exercícios posturais e ativação dos músculos estabilizadores. O segundo estágio buscou progressão dos exercícios para os músculos estabilizadores. Finalmente, o terceiro estágio enfatizou técnicas específicas.
Os cientistas puderam concluir no final do experimento, que o programa de estabilização integrado reduziu significantemente a dor e a limitação de movimentos dos sujeitos pertencentes ao grupo de intervenção. Sendo que tais participantes descreveram que a experiência foi extremamente positiva.
Complement Ther Clin Pract. 2008 Nov;14(4):255-63. Epub 2008 Jul 26.
Nenhum comentário:
Postar um comentário