sexta-feira, 13 de março de 2009

Um Modelo Neuromuscular Biomecânico Para Entender A Carga No Ligamento Do Joelho


Esse foi o título de um estudo realizado por pesquisadores Australianos sobre o uso da Eletromiografia na identificação dos mecanismos de estabilização do joelho.



A eletromiografia pode ser utilizada para estabelecer quais padrões de ativação as pessoas usam para estabilizarem seus joelhos. O que, no entanto, não revela a efetividade desses padrões. Os modelos baseados na eletromiografia fornecem comparações quantitativas da efetividade de diferentes padrões de ativação da estabilização do joelho.



Nesse estudo os pesquisadores conseguiram observar padrões específicos de ativação muscular para suportar momentos varos e valgos dos joelhos.



O padrão de mais potente para estabilizar o joelho é quando os quadríceps ou os isquiotibiais são exigidos nos movimentos de extensão e flexão de joelho, respectivamente. Sendo que o segundo padrão mais potente ocorre na co-contração desses mesmos músculos, nesses mesmos movimentos.



Os pequenos músculos bi-articulares do joelho forneceram o menor suporte para os momentos varos e valgos.



Foi também possível observar que os músculos representam a defesa principal contra lesões ligamentares no joelho, especialmente em atividades esportivas de deslocamento brusco e repentino.



Fonte: Med Sci Sports Exerc. 2005 Nov;37(11):1939-47.


Nenhum comentário:

Postar um comentário