segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Reflexo ou Tempo de Reação?


Quantas vezes ouvimos as seguintes frases: “Nossa, essa foi por pouco, desviou por puro reflexo!” ou “O goleiro defendeu no reflexo!”?

Na verdade, isso é um erro conceitual já que os fatos narrados acima não ocorreram devido ao reflexo dos indivíduos envolvidos.

O reflexo nada mais é do que uma resposta rápida e involuntária a um dado estímulo. Por exemplo, quando nosso tendão patelar é atingido pelo “martelinho” no teste do reflexo do tendão patelar, estendemos o joelho involuntariamente em resposta a este estímulo.

Já o tempo de reação é o intervalo entre a apresentação de um estímulo e o começo de nossa reação voluntária ao mesmo, como por exemplo, o tempo que os corredores dos 100m rasos levam para largar a partir do momento em que ouvem o disparo.

Portanto, quando nos desviamos de algo subitamente, quando o goleiro defende uma bola rápida, enfim, quando respondemos voluntariamente a certo estímulo, não devemos dizer que possuímos um bom reflexo e sim um bom tempo de reação, que é um aspecto altamente treinável.

3 comentários:

  1. reflexo não é involuntario. reflexo é um movimento automatizado! :( ¬¬

    ResponderExcluir
  2. O reflexo é uma reação automática. Porém, não são fatores excludentes meu caro anônimo.

    Essa postagem trata-se do reflexo motor cuja base anatomo-funcional é o arco-reflexo.

    Definição - "Uma resposta motora rápida e INVOLUNTÁRIA à um dado estímulo" - Fonte: Oxford Dictionary of Sports Science & Medicine (2004).

    Independe de nossa vontade, portanto, involuntário.

    Espero poder ter contribuído!

    Caian

    ResponderExcluir
  3. até meu professor de anatomia usa "reflexo" erradamente.

    ResponderExcluir