quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ginástica Laboral = Saúde e Disposição


Fazer ginástica no ambiente de trabalho não significa malhação, perda de peso ou ganho de massa muscular. O momento descontrai, previne lesões e integra a equipe. Em Laranjeiras do Sul, várias empresas já aderiram à prática, que melhora a qualidade do trabalho e as relações entre os funcionários, com redução das visitas ao consultório médico e melhor produtividade.


Os colaboradores do Jornal Correio desenvolvem os exercícios três vezes por semana, coordenados pelo massoterapeuta e acadêmico de Educação Física Márcio Geteski. O expediente, que começa às 8h, é iniciado com alongamentos, movimentos marcados e dirigidos à prevenção, especialmente a lesões por esforços repetitivos (LER). "Nosso objetivo é melhoria da postura, fortalecimento fisiológico, redução da ansiedade e maior produtividade, com alívio das dores musculares. O exercício físico também traz benefícios no lazer, no sono e na qualidade de vida", reforça Geteski.


Na equipe de redação, quem mais sentiu o resultado foi a repórter Mariângela de Souza. "Melhora o humor e a disposição para trabalhar. Sinto que mexe nos pontos sensíveis, mais tensos.


Recentemente tive o diagnóstico de Fibromialgia, que é como uma forma mais evoluída da LER, também estou fazendo fisioterapia. Acredito que a ginástica laboral vai ser um reforço no tratamento", afirma ela, que tem o computador como principal ferramenta de trabalho. "Pensar a prevenção é a melhor forma de se evitar futuros problemas de saúde e afastamento do trabalho. A qualidade de vida do funcionário influencia diretamente na sua produção", avaliou o gerente do setor de Recursos Humanos, Fabiano Nesi.


Adesão


Para a fisioterapeuta Kamille Flamarionn Mulineth Fausto, qualquer empresa pode aderir à atividade. "Não são apenas as empresas onde há movimentos repetitivos que precisam deste atendimento", afirma. Tanto que as que mais previnem em Laranjeiras do Sul são as lojas de confecções. "Isso aumentou a auto-estima e melhorou o desempenho no atendimento, com mais facilidade para se movimentar e diminuição das dores musculares e reclamações de cansaço no final do expediente". Nas lojas que abrem às 8 horas, a sessão vai das 7h40 até 7h55. "Este tempo é ideal", afirma Kamille. E os benefícios à empresa já estão começando a aparecer: "aumentou o rendimento mensal, há menos preocupação com afastamento por motivos de doença e motivação de funcionários novos a procurar emprego, por saber que a empresa oferece melhor qualidade de vida", citou.


BENEFÍCIOS


Fisiológicos


- Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico- Promove o combate e prevenção das doenças profissionais.

- Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade.

- Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.

- Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho - Redução da sensação de fadiga no final da jornada.

- Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.

- Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano.

- Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas.


Psicológicos


- Motivação por novas rotinas.

- Melhora do equilíbrio biopsicológico.

- Melhora da auto-estima e da auto-imagem.

- Desenvolvimento da consciência corporal.

- Combate as tensões emocionais.

- Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas Sociais.

- Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe- Melhoria das relações interpessoais Empresarias.

- Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal.

- Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões.

- Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade.

- Maior produtividade.


Fonte: Jornal Correio do Povo do Paraná – Geral/On-line

Um comentário:

  1. Adorei seu blog.
    Tem ótimas matérias, parabéns!!!
    Agradeço por seguir o meu tb, foi um prazer.
    Abs.
    Eliane

    ResponderExcluir