quarta-feira, 15 de abril de 2009

Treinamento De Sprint vs Treinamento De Sprint Com Coordenação Para Jogadores De Futebol Adolescentes


Os métodos de treinamento para jovens jogadores de futebol são muitas vezes aqueles que são utilizados para treinar os profissionais adultos.



Na contramão dessa prática, muitos especialistas advogam que o treinamento para os pré-adolescentes deveriam conter apenas aspectos coordenativos.



Isto posto, pesquisadores Italianos procuraram investigar as diferenças entre um treinamento de sprint com coordenação e um treinamento de sprint simples com repetições. E qual o efeito de tais treinamentos no tempo que os atletas demoram a percorrer 20 metros, com ou sem a bola.


Dezesseis jogadores foram divididos em 2 grupo, o grupo de treinou apenas sprint simples com repetições e o grupo que treinou sprint com coordenação.



Os treinamentos ocorreram 2 vezes na semana durante 12 semanas. O primeiro grupo treinavam 20 repetições de sprints de 20 e 10 metros. Enquanto o segundo grupo treinou com a mesma duração, porém com exercícios que exigiam coordenação (ex. subida em escadas).



Ambos os grupos melhoraram o tempo no sprint de 20 metros sem a bola, sem diferenças de desempenho entre os grupos. Os 2 grupos também melhoraram o sprint com a bola, porém o grupo que treinou sprint com coordenação apresentou melhora maior no sprint com a bola do que a melhora apresentada pelo grupo que treinou sprints simples.



Segundo os cientistas, os resultados sugerem que o treino coordenativo melhora a velocidade com a bola mais do que o tradicional treino de sprint simples, provavelmente devido ao aspecto coordenativo que o correr com a bola exige.



Fonte: Int J Sports Physiol Perform. 2008 Dec;3(4):558-62.


Nenhum comentário:

Postar um comentário