segunda-feira, 3 de março de 2008

Importância do controle nos exercícios aeróbios

Embora em geral seja benéfico à saúde, o treinamento físico aeróbio pode ser perigoso, dependendo das características do estímulo e do grau de reserva funcional do indivíduo.

Caso os exercícios não sejam adequados ou o indivíduo tenha baixas reservas funcionais, pode ocorrer o fenômeno denominado supertreinamento.

Nessa situação, as reservas funcionais de vários órgãos e sistemas baixam ainda mais, causando sérios prejuízos ao desempenho físico e saúde.

Alguns sintomas e sinais relacionados ao sistema cardiovascular indicam essa condição:

  • dor no peito, arritimias cardíacas, palidez, síncope, dificuldades de respiração, distúrbios de coordenação motora, dor de cabeça, confusão mental, náusea e vômito (durante ou imediatamente após o esforço),
  • ou dificuldade de respiração, fadiga, insônia, aumento de peso por retenção de água e taquicardia (após esforço tardio) .

Tais sinais pode ser prenúncio de complicações mais sérias, que em casos extremos levam a morte.

É importante destacar que, embora o treinamento aeróbio seja extremamente promissor, quanto a promoção de saúde e o tratamento de várias doenças do homem, também tem suas limitações.

Com relativa frequência, o exercício traz benefícios insignificantes ou efeitos colaterais nocivos à saúde o que torna necessário um ótimo controle dos parâmetros físicos, fisiológicos e metodológicos.

Só assim será possível estabelecer, com segurança as bases científicas do custo-benefício dos programas de treinamento físico.

Literatura consultada:

Verkhoshansky Y., Siff, Mel C. Super Entrenamiento - Barcelona, Pai do Tribo Ed., 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário