
É de conhecimento geral que todas as "atividades físicas" praticadas pelo ser humano demandam os músculos do corpo, tanto os dinâmicos quanto os estáticos. Tais atividades geram um efeito denominado ´contração muscular´. Como consequência desta contração, o gesto passa a ter uma menor amplitude, facilidade, e por consequência, uma menor eficácia.
Problemas como: tensão muscular, dores e desconforto nas costas, tensão cervical e a sensação de estar carregando o mundo nas costas, são aliviadados e até sanados incluindo na prática de exercícios físicos os exercícios de alongameto.
A pessoa deverá aumentar seu treinamento para manter o mesmo nível, ou simplesmente anular tais inconvenientes, alongando-se. A flexibilidade do músculo permitirá uma melhor contração; logo, sua utilização para executar os movimentos melhorará também.
Os exercícios de alongamento farão com que os efeitos da contração no músculo sejam atenuados, a fim de facilitar o movimento em curto prazo, e diminuir os riscos de desequilíbrio corporal em longo prazo.
O alongamento terá papel também na preparação para o esforço, bem como na criação de possibilidades de recuperação após o esforço.
O relaxamento e o bem estar proporcionados pelos exercícios serão interessantes tanto para atletas profissionais quanto para indivíduos comuns, que também estão vulneráveis ao stress do dia a dia. Não se pode garantir que a prática do alongamento evite todos os riscos de acidentes musculares ou de articulação, mas ela pode reduzir bastante seus riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário