segunda-feira, 23 de março de 2009

Cinética Da Articulação Patelo-Femoral Durante O Agachamento Com Ou Sem Carga Externa


O agachamento, apesar de muito usado na reabilitação, principalmente com pouca profundidade para evitar forças maiores sobre a articulação associadas com o aumento na flexão dos joelhos, necessita de critérios objetivos sobre quais angulações devemos usar para esse exercício ainda não foram bem estabelecidos.


Foi pensando nesse cenário que cientistas americanos testaram indivíduos na execução do agachamento nas seguintes condições:


(1) Fase concêntrica à 90 a 0 graus de flexão
(2) Fase excêntrica à 0 a 90 graus de flexão


O exercício foi executado sem carga e também com carga externa de 35% do peso corporal do indivíduo.


Eles então mediram vários aspectos como força de reação do solo e modelos biomecânicos da articulação patelo-femoral em uma tentativa de quantificar o estresse sobre essa articulação em vários ângulos de execução do agachamento.


Nas duas fases (concêntrica e excêntrica) a reação de força patelo-femoral, o comportamento dos extensores do joelho e o estresse na articulação patelo-femoral cresceram significantemente na medida em que os ângulos de execução foram aumentando, sendo que o estresse maior ocorreu no ângulo de 90 graus.


O estresse sobre essa articulação nos ângulos de 45, 60, 75 e 90 graus durante a flexão de joelhos na fase excêntrica, e nos ângulos de 75 e 90 graus na fase concêntrica foi significantemente maior com a carga externa do que quando o exercício foi executado sem carga alguma.


Essas descobertas sugerem que para limitarmos o estresse na articulação patelo-femoral durante o agachamento, devemos considerar impormos um limite para a angulação maior (no caso, 90 graus), como também na carga externa.


Fonte: J Orthop Sports Phys Ther. 2002 Apr;32(4):141-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário