quarta-feira, 8 de abril de 2009

Comportamento Fisiológico De Pilotos De Corrida Em Resposta A Condições De Calor



Apesar do desafio térmico do piloto em desempenhar seu papel em condições de muito calor em seu cockpit, as respostas fisiológicas a tal estresse ainda não são totalmente claras.


Devido a esse cenário, pesquisadores Australianos procuraram descrever os estresses termais, cardiovasculares e perceptivos em pilotos de corrida da categoria V8 Supercar durante competições sob muito calor.


Utilizando de diversas ferramentas para a medição dos aspectos citados acima, foi possível observar a possível mudança antes e após as corridas:


Antes


Temperatura Corporal: 37 a 38.2 ºC
Freqüência Cardíaca: 160 bpm


Após


Temperatura Corporal: 38.4 a 39.7ºC
Freqüência Cardíaca: 170 bpm


Além dos valores acima, houve um aumento significativo no suor e na desidratação dos pilotos.
Todos relataram desconforto com o calor, sendo que a percepção do calor entre os pilotos variou entre muito difícil até muito, muito difícil depois das corridas.


Foi concluído então que, apesar do sistema de resfriamento, os pilotos dessa categoria sofrem muito nos aspectos termais, cardiovasculares e de percepção de esforço mesmo durante corridas de breve duração em ambientes quentes.


Fonte: Int J Sports Physiol Perform. 2007 Jun;2(2):182-91.

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