terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Exercício E Educação Alimentar Melhoram O Mecanismo De Respiração Em Homens Obesos



Sabemos que a obesidade altera o mecanismo de respiração durante o exercício. Mas o efeito que a perda de peso, ou, mais precisamente, a perda de massa gorda tem sobre esse mecanismo de respiração ainda é pouco entendida.


Foi por esse motivo que cientistas do Texas – EUA desenvolveram um estudo com vários indivíduos obesos que, durante um período de tempo sofreram uma intervenção rigorosa de exercícios aliados a uma alimentação balanceada.


Apesar das perdas usuais de circunferência, peso absoluto e massa gorda, a distribuição de gordura se manteve igual. Porém, através dos cálculos obtidos sobre os diversos aspectos que foram medidos e avaliados, os cientistas puderam concluir que “a perda modesta de peso e gordura corporal melhorou o mecanismo de respiração durante o exercício dos indivíduos obesos que praticaram atividade física regular e mantiveram uma boa alimentação”. Eles ainda explicam que tal melhora se deve a um acumulo de perda de gordura na região peitoral.


Dicas do Professor:


Às vezes, devido à idade e anos de sedentarismo, um indivíduo obeso pode achar difícil perder muitos quilos (peso absoluto). Porém, os benefícios da perda - mesmo que modesta - de peso e gordura são significativos como aponta o estudo citado acima.


A princípio, tais perdas podem parecer sem importância, mas trazem e continuarão proporcionando benefícios ímpares para a saúde e o bem-estar do obeso a curto, médio e longo prazo.


Esse estudo foca em um benefício mecânico/metabólico do exercício aliado a uma boa alimentação. Não podemos esquecer também dos benefícios funcionais desse bom hábito.


Fonte: Chest. 2011 Jan 27. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário