
As caminhadas e as corridas tornaram-se uma das mais populares formas de treinamento e de condicionamento físico. Uma consequência indesejada e negativa decorrente do aumento do interesse tem sido a elevação das lesões relacionadas com essas atividades, principalmente quando realizadas de maneira inadequada.
O uso de calçados inadequados, erros de treinamento, questões ambientais e anormalidades anatômicas que podem predispor os praticantes a certos traumas são algumas das causas mais comuns que levam às lesões.
Com uma orientação correta e adoção dos cuidados recomendados, é possível prevenir entre 60% e 70% desses casos. De início, é sempre necessário realizar um exame médico especializado, verificar as possibilidades e eventuais limites do praticante, orientando o treinador e, principalmente, garantindo que a atividade seja feita com segurança.
As lesões mais comuns em praticantes de caminhada e corredores são:
Nos pés:
Fascite plantar: Inflamação de estrutura de sustentação da sola dos pés. É a principal causa de dor no calcanhar.
Metatarsalgia: Dor na região anterior da sola dos pés.
Fraturas de fadiga: Também chamadas de fraturas de estresse, são ocasionadas por uso repetitivo e sobrecarga de treinamento. O praticante pode apresentar dor insidiosa e persistente, que aos poucos pode se acentuar e impedi-lo até mesmo de andar.
Tendinite o tibial posterior: Inflamação de um tendão na face lateral interna do calcanhar.
Nas pernas:
Fraturas de fadiga: Semelhantes às descritas para os pés.
Síndromes compartimentais: Aumento da pressão em um compartimento muscular da perna, proporcionado por excesso de uso e aumento de volume sanguíneo nesse compartimento.
Tendinite no tendão calcâneo: Os aumentos de milhagem, corrida e os treinamentos em subidas podem desencadeá-la.
Canelite: Ou periostite, nome popular para dor na face anterior da perna.
Nos joelhos:
Dor patelofemoral: Dor de origem insidiosa na patela (rótula) e nos tendões próximos. Uma das queixas mais frequentes em corredores.
Desarranjos internos: Lesões de meniscos, lesões de cartilagem, etc.
Tendinites: Inflamação dos tendões ao redor do joelho.
Na coxa e quadril:
Bursitis: Inflamação da bursa (bolsa) na face lateral do quadril, entre os músculos e o fêmur.
Estiramento dos isquiotibiais: Estiramento (distenção) dos músculos posteriores da coxa.
Na coluna:
Ciática: Dor de comprometimento do nervo ciático, em geral consequente à dor lombar. Pode indicar uma lesão do disco (hérnia) intervertebral.
Entorse lombar: Dor e espasmo em músculos da região lombar.
Estenose de canal: Estreitamento do canal espinal. Caracteriza-se por dor após distância percorrida. Incide em faixa etária mais tardia.
Portanto, procurem sempre a orientação de um profissional de Educação Física formado e com registro no CREF, para que tais lesões não se manifestem em decorrência de orientações inadequadas.
Fonte: Hospital do Coração (HCor - São Paulo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário