sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cafeína alivia dores após exercícios


Contra o estresse muscular experimentado depois de atividade intensa, é bom considerar uma xícara de café. Uma pesquisa com universitárias americanas revelou que a cafeína reduziu as dores que surgem no dia seguinte aos exercícios com maior eficiência do que os analgésicos comuns.

A dor muscular de princípio tardio, como é chamada por fisioterapeutas, aparece um ou dois dias depois de atividade física pesada. Pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, observaram o efeito de suplementos de cafeína sobre o problema em nove mulheres.

Durante uma sessão simulada de exercícios, os pesquisadores induziram contrações por choques elétricos nos músculos das coxas das voluntárias. No dia seguinte, repetiram o procedimento. As mulheres tomaram uma pílula com cafeína ou uma sem a substância uma hora antes da atividade física.

As mulheres que tomaram cafeína reclamaram menos de dores durante os exercícios. O suplemento tinha uma quantidade semelhante a de duas xícaras de café.

De acordo com o autor do estudo, Victor Maridakis, o alívio proporcionado pela cafeína é maior do que o conseguido com os analgésicos mais comuns. A substância alivia a dor muscular por bloquear a atividade de um composto químico conhecido como adenosina, liberado como parte da resposta inflamatória num machucado. Maridakis explica que a adenosina ativa receptores celulares à dor.

Contudo, Maridakis recomendou cuidado na avaliação dos efeitos colaterais de beber café enquanto se faz exercícios.
- Os efeitos colaterais são; o aumento da ansiedade, palpitações e da pressão arterial. Enjôo, maior volume de urina e dificuldade para dormir - enumera. - É preciso cautela por causa dos malefícios ao organismo.

Embora a maior parte das pessoas responda normalmente à cafeína, algumas são hipersensíveis. Os que consomem café regularmente também podem não se beneficiar, pois desenvolvem tolerância à substância, alertou ainda Maridakis.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/

Um comentário: