sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Comportamento da Pressão Arterial e da Freqüência Cardíaca em Fumantes


É sabido, muito divulgado e mais do que comprovado cientificamente que o cigarro, além de causar câncer, é também um fator de risco para doenças cardiovasculares e coronarianas.

Um estudo realizado em Milão – Itália (1) resolveu estudar o comportamento da Pressão Arterial em jovens adultos e adultos fumantes. Para a mesma população, pesquisadores do Instituto Tecnológico Federal da Suíça em Zurique (2) observaram, além da Pressão Arterial, o comportamento da Freqüência cardíaca dos fumantes.

Ambos os estudos detectaram um aumento prolongado na Pressão Arterial dos indivíduos fumantes, tal aumento se estendeu por até 1 hora após o último cigarro.

No estudo Suíço foi observado também um aumento similar na Freqüência Cardíaca dos fumantes, sendo que houve uma diminuição nesse aumento após um período de abstinência.

Isso explica parcialmente o porquê dos riscos cardiovasculares e coronarianos oriundos do hábito de fumar e nos faz reforçar a importância de buscarmos longevidade através de uma vida com hábitos mais saudáveis como a prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada, nos distanciando de vícios como o cigarro.

(1)J Hypertens. 1992 May;10(5):495-9

(2) Psychopharmacology (Berl). 1992;106(1):39-44

Um comentário:

  1. Caro Professor Caian,

    Parabéns pelo artigo!

    Infelizmente ainda convivemos com esse vício! Devemos fazer nossa parte e como agente modificador, lutar contra esses e outros males que assolam nossa saúde!

    Abraços

    ResponderExcluir