segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Afogamento: Como agir?


1) Chame rapidamente o socorro médico. Lembre-se: no caso de afogamento, cada minuto perdido diminui muito a chance de recuperação.


2) Enquanto a ajuda não chega, coloque em decúbito dorsal (barriga para cima), em um declive, com a cabeça mais baixa que o corpo. Cuidado: não flexione, estenda ou vire o pescoço do afogado.


3) Não tente retirar a água dos pulmões.


4) Descubra se a pessoa está respirando: ouça sua respiração e observe se o tórax se movimenta.
5) Se a vítima não for capaz de respirar, comece, urgentemente, a respiração boca-a-boca.


6) Verifique também os batimentos cardíacos. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.


7) Se a pulsação estiver ausente ou a pupila dilatada, o coração deve ter parado. É preciso fazer então uma massagem cardíaca.


8) Intercale duas respirações para cada 15 massagens cardíacas.


9) Insista na ressuscitação pelo máximo de tempo que você for capaz de agüentar. A vítima pode se recuperar mesmo após muito tempo nessa situação.


10) Quando a pessoa recuperar respiração e batimentos, deixe-a deitada de lado, com um braço abaixo da cabeça. Não permita que ela saia do repouso antes da chegada do socorro médico.


11) Aqueça a vítima. Se possível, leve o afogado para um local quente. Retire sua roupa molhada e cubra-a com cobertores, toalhas ou o que estiver à mão. Se a pessoa estiver consciente, ofereça uma bebida morna, doce e não alcoólica. Não tente aquecê-la rapidamente com um banho de água quente para evitar choque térmico. Friccionar braços e pernas pode ajudar a estimular a circulação.


Lembre-se que é preciso muita prática antes que um indivíduo possa agir em uma situação real. Portanto, muito cuidado!!!


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário