quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fatores De Risco E Mecanismos De Lesões No Joelho De Corredores



Milhões de pessoas participam de provas de rua todos os anos. Só nos EUA, o número de participantes chega a 36 milhões a cada ano, sendo que 100 milhões correm, pelo menos, 100 dias por ano.

Apesar das lesões advindas da corrida serem bem entendidas pela medicina do esporte, os fatores potenciais de risco não são. Isto exposto, um estudo americano buscou investigar fatores de risco comportamentais e fisiológicos que influenciam os mecanismos para o potencial de lesão no joelho, incluindo forças de articulação e momentum do joelho.

Vinte indivíduos com a idade entre 20 e 55 anos foram submetidos a testes de flexibilidade nos isquiotibiais (posterior da coxa), quadríceps, além do peso e altura para ajustes. A carga na articulação do joelho também foi medida, assim como a força concêntrica e excêntrica da extensão do joelho.

Depois das correlações e dos cálculos estatísticos, foi concluído que os joelhos cujas cargas em suas articulações foram maiores estavam relacionados com os seguintes fatores:

- Maior peso corporal
- Pouca flexibilidade nos isquiotibiais (posterior da coxa)
- Maior força muscular
- Maior distância percorrida por semana

A maioria dos fatores de risco citados acima poderia ser potencialmente modificada para reduzir a aumento da carga na articulação do joelho, reduzindo assim o risco de lesão nessa região.

Fonte: Med Sci Sports Exerc. 2008 Oct 8. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário