
Foi o que pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, tentaram descobrir através desse estudo científico bastante interessante, aonde 21 indivíduos fizeram parte dos testes.
Dentre as variáveis testadas estavam; condicionamento cardiorrespiratório, força máxima, tempo de reação e teste de memória.
O teste de memória foi aplicado antes, imediatamente após e 30 minutos após um treino aeróbio, um treino de força ou inatividade total, dependendo do grupo.
Houve queda no tempo de reação e na memória dos indivíduos que participaram do treino aeróbio imediatamente e 30 minutos após a atividade. Porém, para o grupo do treino de força e para o grupo inativo não houve mudanças nesses aspectos.
Esses resultados indicam que as mudanças no estado cognitivo das pessoas devido ao exercício estão relacionadas desproporcionalmente ao controle da memória e pode ser específico dos exercícios aeróbios.
Vale reforçar que isso ocorre apenas durante e imediatamente após a realização das atividades e que outros estudos (como já postado essa semana) comprovam uma subseqüente melhora no estado cognitivo após o descanso e recuperação da atividade.
Fonte: Med Sci Sports Exerc. 2009 Mar 7. [Epub ahead of print]
Nenhum comentário:
Postar um comentário