segunda-feira, 25 de maio de 2009

Avaliação De Fatores Relacionados Ao Prazer Em Se Exercitar


Exercite-se sob a “influência externa” de diferentes fatores, e descubra qual (ou quais) desses fatores o motiva mais.

Todos sabem que a prática da atividade física resulta em diversos efeitos positivos tanto físicos como psicológicos. Mas apesar de estarmos muito ciente disso, a maioria das pessoas não começam a praticar qualquer atividade física e muitas que começam acabam por cessarem pouco tempo depois.

Intrigados com esse cenário, pesquisadores da Western Kentucky University – EUA, levantaram a seguinte questão: “O que motiva uma pessoa a aderir a um programa de atividade física?”
Alguns estudos quantitativos e qualitativos têm mostrado que o prazer em determinada atividade física é um aspecto importante na aderência ao exercício. Apesar dessas descobertas, há, atualmente, poucas pesquisas investigando os fatores que contribuem para o prazer na atividade física.

Os pesquisadores Americanos, então, desenvolveram um estudo que buscou examinar as variáveis que as pessoas acreditam contribuírem para isso, tais variáveis foram:

- A música usada durante a prática da atividade
- Satisfação com o profissional/instrutor/professor/personal trainer
- Identificação com certa atividade física específica

Quase 300 pessoas participaram do estudo.

A maior variância (21%) para o prazer em realizar a atividade física foi pela música usada, seguido pela satisfação com o professor (8%) e por último a identificação com certa atividade física específica (4%).

Portanto, é necessário analisar com mais profundidade os fatores música e satisfação com o professor para que possamos quantificar melhorar a aderência das pessoas seja qual for a atividade física por ela praticada.

Fonte: J Music Ther. 2003 Spring;40(1):57-73.

Nenhum comentário:

Postar um comentário