segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fitness E Bem-Estar: Conceitos E Importância



Há muita confusão envolvendo esses dois termos. Porém, existem muitas definições de fitness e de bem-estar. Tão (ou mais) importante quanto sabermos diferenciá-las é sabermos se estamos no caminho certo para a melhora de nossa saúde.


Fitness

Apesar de suas várias definições, fitness, de acordo com a Associação Médica Americana, é definida como “a capacidade geral de nos adaptarmos e respondermos favoravelmente a um esforço físico”.

Bem-Estar


O bem-estar está relacionado a um esforço contínuo para permanecermos saudáveis e atingirmos o potencial mais alto para saúde geral.


Os aspectos do bem-estar são:


- Segurança
- Sexualidade
- Alimentação Adequada
- Fitness
- Educação e Informação quanto à saúde
- Não uso de drogas
- Prevenção do Câncer
- Parar de Fumar
- Controlar o Estresse
- Reduzir o Risco Cardiovascular

Dentro desta estrutura ampla, os cientistas do esporte vêem o fitness de uma perspectiva relacionada à saúde que envolve 4 componentes básicos; resistência cardiovascular, força e resistência muscular, flexibilidade articular e composição corporal.

Essa abordagem tira a ênfase da avaliação do fitness de cada indivíduo baseado em componentes que avaliam apenas o desempenho motor e atlético (testes de velocidade, potência, equilíbrio e agilidade), focando, então, naquelas medidas de fitness que avaliam capacidades funcionais e que refletem diversos aspectos da boa saúde geral, da prevenção de doenças, ou de ambos.

O desempenho de cada indivíduo em cada componente básico citado acima não permanece fixo; ao invés disso, cada componente melhora significantemente através de um programa regular de atividade física adequado e que objetiva a melhora em cada um desses aspectos.

Dicas do Professor:


Possuir um alto nível nos componentes do fitness relacionados à saúde não necessariamente garante o bem-estar total e consequentemente a saúde geral. Por exemplo, uma pessoa que corre 3k por dia, pratica treinamento de força e flexibilidade regularmente e mantém um nível desejável de gordura corporal está no topo dos aspectos de saúde relacionado ao fitness. Porém, na perspectiva do bem-estar, se essa pessoa é hipertensa, possuí colesterol alto, fuma, têm níveis altos de estresse, essa pessoa está se deparando com um alto risco cardiovascular e, claramente, não seria classificada como estando “bem”.

Está mais do que provado e é sabido que a prática regular da atividade física trás muitos benefícios à nossa saúde. Porém, o maior impacto está relacionado à melhora da “qualidade de vida”.

Portanto, sabendo diferenciar e dar a devida importância tanto ao fitness quanto ao bem-estar, estaremos não só reduzindo nossos problemas funcionais e de saúde durante nossa idade adulta e durante a melhor idade, mas estaremos também no caminho de uma vida muito mais longa.

Fonte: McArdle, Katch & Katch. Essentials of Exercise Physiology 2nd edition. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário